Sejam Bem Vindos ♥

Sejam Bem Vindos ♥
Visitem nosso Blog e deixem seu recado ♥

quarta-feira, 20 de junho de 2012

 Conhecendo um pouco da história do nosso Patrono

      NOSSA SALA DE LEITURA TEM COMO PATRONO  

 JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO

                                                                        
Monteiro Lobato era uma criança que adorava ler. Nasceu em   18 de abril de  1882, em Taubaté (SP). Foi da infância em Taubaté que Lobato buscou inspiração para seus livros e da crendice do povo do interior que surgiram seus principais personagens. Notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da Literatura Infantil no Brasil. 


                                     MONTEIRO LOBATO E SEUS PERSONAGENS


                                            
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias.
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.


Conhecendo alguns personagens do Sítio do Picapau Amarelo:

 Emília: Sua criação mais famosa, a mais questionadora e crítica. Essa boneca de pano feita pela tia Nastácia é muito geniosa, inteligente e esperta é o alter ego (alter = outro + ego = eu), ou seja, o outro eu de Lobato. Seu sarcasmo esplêndido, sua ironia perfurante e sua atitude provocadora fazem da bonequinha de pano um dos mais instigantes personagens da literatura infantil produzida no Brasil.
Dona Benta: É a Dona do Sítio do Picapau Amarelo. Personagem inspirada em sua doce avó. Que era professora e contava muitas histórias quando Lobato estava de férias no sítio.
Tia Nastácia: Personagem inspirada na ex-escrava do sítio de sua avó. Além de  cuidar da cozinha é a melhor quituteira  do Sítio. Afetuosa e humilde, é respeitada e querida por todos no sítio.
Narizinho: Lúcia, é a menina do narizinho arrebitado. Neta de Dona Benta. É Inteligente e meiga.
Pedrinho: Neto querido de Dona Benta. Vive na cidade e programa as férias no sítio com a prima Narizinho. Corajoso, valente, inteligente e com espírito aventureiro.
Visconde de Sabugosa: Inspirado em seu professor que era um homem inteligente, magro, alto e que usava uma cartola. Foi feito de um sabugo de milho. Seu passatempo é ensinar geografia e geologia para a turminha do sítio. Foi o Visconde que ajudou a descobrir petróleo nas terras do sítio
Cuca :   A Bruxa do Capoeirão. É uma bruxa malvada, que   mora dento da caverna. É vaidosa e gosta de estar bem arrumada. É   prima do Saci.                                  
                             
Saci : É um negrinho de uma perna só, muito peralta que apronta todas as   travessuras possíveis no sítio, desde assustar animais no pasto, até assombrar Tia Nastácia.
Um dia Pedrinho, orientado por um caboclo, aprendeu que com uma peneira e uma garrafa consegueria prender o Saci, e assim o fez. Com o passar do tempo Pedrinho ficou amigo do Saci. Grandes aventuras são vividas no sítio por conta dessa amizade.
Tio Barnabé :   É um caboclo da roça que mora em uma das propriedades do    sítio  e ajuda Dona Benta cuidando das mais variadas tarefas. Tio Barnabé tem uma grande afeição por Pedrinho, adora um cachimbo e é um sábio no que diz respeito aos  segredos da  floresta, do folclore e as superstições, tanto que foi ele quem ensinou  Pedrinho a   prender o Saci na garrafa.
 Em breve,  estaremos mostrando outros personagens do autor.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Curta o CURTA na Conde!


QUARTA  SESSÃO DO CINECLUBE
 COLEÇÃO CURTAS  - ANIMAÇÃO 
Primeira exibição para as turmas do E.I. ao ano

 

Apresentação do filme
  MINHOCAS

                                          

Alunos da turma 8.401

SEGUNDA EXIBIÇÃO  PARA OS ALUNOS DO AO ANO


Turmas do 6º ao 9º ano

Alunos da turma 1.601
 Alunos da turma 1.802

Turma do  Projeto Aceleração
Amanda, Geilson e Mateus fazendo o Planejamento das próximas Sessões

Os alunos cineclubistas selecionando os filmes para as próximas exibições

 




segunda-feira, 11 de junho de 2012

terça-feira, 5 de junho de 2012

PREMIAÇÃO do CONCURSO DE REDAÇÃO de 2011



                                                            PROJETO DE REDAÇÃO
                                         REDE MUNICIPAL LANÇA SUA COLETÂNEA

Cerimônia de Premiação
O Concurso de Redação promovido pelo Jornal Folha Dirigida é uma das ações em prol da leitura e da escrita  desenvolvido  em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME), com o apoio institucional da Fundação Biblioteca Nacional.  Realizado há 10 anos na Rede Municipal.
O Tema proposto no ano de 2011  foi " O livro de que mais gostei." e proporciou aos nossos alunos  juntamente com as suas famílias a satisfação de participar da Cerimônia realizada na última sexta-feira, dia 25, no auditório do Clube de Engenharia no Lançamento da Coletânea de  Redações dos alunos da Rede Municipal do Rio de Janeiro.
A cerimônia ainda contou com os discursos de Gilberto Alves, diretor de relações insitucionais da Folha Dirigida; Simone Monteiro, coordenadora do programa " Rio - uma cidade de leitores"; e Glória Antonieta Macedo, uma das coordenadoras do progarama "Rio - escola sem preconceito", que virou tema do projeto Redação 2012.
A Coletânea consta de 97 produções textuais de jovens do 6 ao 9 ano do ensino fundamental. Além disso, dez alunos da rede foram selecionados para integrar um livro que conta com as melhores redações entre todas as escolas que participaram desta  edição do concurso. Esses jovens, receberam a homengem, cada um representando os premiados das escolas de sua respectiva Coordenadoria Regional de Ensino.
Nossa  Escola parabeniza os nossos alunos pela excelente participação no Concurso. David turma. 1.901, Pedro Henrique turma 1.901, Leonardo da turma 1901 e Iasmim da turma 1703. Vocês agora já são escritores e fazem parte de um livro de Coletâneas com as suas redações entre as melhores de todo o Município. Parabenizamos também a Professora Regente de Sala de Leitura Ana Paula Cardoso que  incentivou e coordenou a participação no Projeto junto aos alunos e professores da Escola.
Aproveito para informar que  vários alunos se interessaram e compareceram a Sala de Leitura para participar do concurso de  Redação 2012. Em relação aos premiados, alguns já concluiram sua redação para 2012.
Não deixe de participar! Acredite no seu potencial! Você também poderá ser premiado.
O aluno David subiu ao palco para representar todos os alunos da 4ª CRE, que tiveram suas redações selecionadas para premiação,   ele foi o único aluno que teve sua redação publicada nas  duas Coletâneas.
 Professora Simone Monteiro, Gerente da Mídia Educação e a  Professora Maria Valéria  Coordenadora da
 4ª CRE entregam a Coletânea  ao aluno David  da Turma 1.901/2012
 
Aluno David da Turma 1.801/2011 - Recebendo  sua 1ª Coletânea e a Placa de homenagem 
  
A Professora da Sala de Leitura Polo Ana Paula Cardoso orgulhosa ao lado dos alunos Leonardo,  David e Pedro


            Familiares e professores compareceram em peso no lançamento da coletânea

O Aluno Pedro Henrique ao lado de seus familiares (Pai, Mãe e irmão). 
  
O Aluno Leonardo da  Turma 1.901 orgulhoso,  posando para foto com a  Professora Glória Antonieta uma das coordenadoras do programa "Rio-escola sem preconceito", que virou tema do Projeto Redação 2012.

Os alunos Leonardo, David e Pedro Henrique entusiasmados aguardando a premiação
A aluna Iasmim orgulhosa com a sua coletânea

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 5 de Junho -  DIA  MUNDIAL DO  MEIO AMBIENTE


A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito pequena, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartadas de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
Se cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis, economizando energia e água no seu dia a dia, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Este ano o Brasil será a Sede das celebrações globais do Dia do Meio Ambiente, As comemorações vão ocorrer três semanas antes de o Brasil sediar a Rio+20, encontro que vai discutir os progressos do desenvolvimento sustentável nos últimos 20 anos, além dos futuros desafios para o meio ambiente. Receberemos os líderes mundiais e de nações, para discutir um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável do mundo moderno. O Evento recebeu o nome de Rio +20 porque acontecerá duas décadas depois da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o  Ambiente e Desenvolvimento, conhecida por ECO 92 ou Rio 92. Considerado o evento Ambiental mais importante até a data de hoje.


FIQUE POR DENTRO!
O Green Nation Fest  é realizado  pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA), ONG que há mais de 20 anos desenvolve  ações em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais. O evento tratará de questões ambientais de maneira descontraída,  terá três grandes atrações: a Feira Interativa e Sensorial, Mostra Internacional de Cinema com 12 longas-metragens e Seminários Internacionais sobre “Economia verde e criativa”, abertos para debates.
Entre os dias 31 de maio e 7 de junho, acontece, na Quinta da Boa Vista, a primeira edição do Green Nation Fest, um festival interativo e sensorial que estimula o público visitante a agir por um mundo mais sustentável.
A entrada é gratuita e as atrações podem ser visitadas das 8h às 17h tanto nos dias úteis quanto nos finais de semana e feriados.
O maior objetivo do encontro é divulgar o tema da sustentabilidade.
O desafio dos realizadores do evento é fazer com que as pessoas saiam da experiência com um mínimo de compromisso para realizar práticas sustentáveis.
Confira a programação no endereço  http://www.greennationfest.com.br/