Monteiro Lobato era uma criança que adorava ler. Nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Foi da infância em Taubaté que Lobato buscou inspiração para seus livros e da crendice do povo do interior que surgiram seus principais personagens. Notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da Literatura Infantil no Brasil.
MONTEIRO LOBATO E SEUS PERSONAGENS
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias.
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Conhecendo alguns personagens do Sítio do Picapau Amarelo:
Emília: Sua criação mais famosa, a mais questionadora e crítica. Essa boneca de pano feita pela tia Nastácia é muito geniosa, inteligente e esperta é o alter ego (alter = outro + ego = eu), ou seja, o outro eu de Lobato. Seu sarcasmo esplêndido, sua ironia perfurante e sua atitude provocadora fazem da bonequinha de pano um dos mais instigantes personagens da literatura infantil produzida no Brasil.
Dona Benta: É a Dona do Sítio do Picapau Amarelo. Personagem inspirada em sua doce avó. Que era professora e contava muitas histórias quando Lobato estava de férias no sítio.
Tia Nastácia: Personagem inspirada na ex-escrava do sítio de sua avó. Além de cuidar da cozinha é a melhor quituteira do Sítio. Afetuosa e humilde, é respeitada e querida por todos no sítio.
Visconde de Sabugosa: Inspirado em seu professor que era um homem inteligente, magro, alto e que usava uma cartola. Foi feito de um sabugo de milho. Seu passatempo é ensinar geografia e geologia para a turminha do sítio. Foi o Visconde que ajudou a descobrir petróleo nas terras do sítio.
Um dia Pedrinho, orientado por um caboclo, aprendeu que com uma peneira e uma garrafa consegueria prender o Saci, e assim o fez. Com o passar do tempo Pedrinho ficou amigo do Saci. Grandes aventuras são vividas no sítio por conta dessa amizade.
Tio Barnabé : É um caboclo da roça que mora em uma das propriedades do sítio e ajuda Dona Benta cuidando das mais variadas tarefas. Tio Barnabé tem uma grande afeição por Pedrinho, adora um cachimbo e é um sábio no que diz respeito aos segredos da floresta, do folclore e as superstições, tanto que foi ele quem ensinou Pedrinho a prender o Saci na garrafa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário