TRABALHANDO O TEMA COM OS ALUNOS DO 6º ao 9º ano
Ao iniciar a divulgação do tema para o concurso de Redação, RIO, ESCOLA SEM PRECONCEITO, e após a troca de ideias sobre o tema Bullying nas escolas com os alunos do 6º ao 9º, partiu dos alunos do 7º ano, a ideia de realizarmos um concurso de peças teatrais sobre o assunto.
Os alunos se organizaram em grupos, iniciaram o trabalho de criação, organização e apresentação das peças, após revisão das professoras da Sala de Leitura, Ana Paula e Solange Simões.
Já foram apresentadas as seguintes peças. Bullying na escola e As empreguetes. Encontra-se em organização a peça Carrossel.
Peça As Empreguetes
As alunas destacaram na peça, o valor que temos, independente da profissão ou do cargo que exercemos na sociedade. Mostrando a importância do respeito, honestidade e da dignidade para vencermos na vida.
|
As alunas representando a relação patroa e empregada |
Os alunos participando do debate e deixando suas impressões sobre a abordagem da peça
Os alunos puderam expor suas considerações sobre o assunto
Durante o semestre foram realizadas algumas apresentações para as turmas e após cada apresentação era aberto o debate com a orientação e a supervisão dos professores de Sala de Leitura e professores da turma que aproveitaram o momento para reflexão com seus alunos, após cada apresentação.
A garotada adorou as apresentações e o sucesso foi total. Tanto para as artistas, quanto para a plateia que aproveitaram o espaço para colocar suas opiniões, insatisfações e oportunidades em falar sobre um assunto tão polêmico no dia a dia em nossas escolas.
Peça "Bullying na escola" realizada pelas alunas do 6º ano
Alunos do 9º ano compenetrados na apresentação
As alunas na peça, retratam o dia a dia na escola, o relacionamento de um grupo de colegas de classe que praticam o Bullying com uma colega novata na escola, algumas situações, suas consequências e um desfecho final com uma lição positiva para a reflexão das crianças.
Professora Ana Paula narradora da Peça
|
Turma do Projeto (8.401) |
Após esta atividade, outros alunos mostraram maior interesse em participar do concurso de Redação promovido pela Folha Dirigida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Rio, Escola sem preconceito.